Pesquisa

LINHAS DE PESQUISA:

  • Educação a Distância
  • Educação, materiais didáticos e tecnologia educacional
  • Ensino do Espanhol na rede pública
  • Formação de professores
  • Tecnologia educacional na escola

 

GRUPOS DE PESQUISA:

Grupo de Pesquisa TEMA DIDÁTICO – Tecnologia, Educação e Materiais Didáticos (líder)
Instituição: UFSC
Página do Grupohttp://temadidatico.paginas.ufsc.br/
Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2181660454101852  

 

Grupo de Pesquisa Mídia-Educação e Comunicação Educacional (COMUNIC) (pesquisador)
Instituição: UFSC
Página do Grupohttp://www.lantec.ced.ufsc.br/comunic
Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasilhttp://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0043708OG2YH2C

 

PROJETOS DE PESQUISA:

Título: O ensino do Espanhol na rede pública: entre o real e o ideal

A seguinte pesquisa tem como principal objetivo lançar uma luz sobre o tema do ensino-aprendizagem da língua espanhola nas escolas de ensino fundamental e/ou médio da Região da Grande Florianópolis, região que recebe reconhecidamente um grande número de turistas e de moradores de fala hispânica.

A implementação do programa PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de espanhol na UFSC trouxe à tona uma realidade de falta de profissionais da área devidamente concursados, o que tem reflexos diretos não apenas no número de vagas de profissionais do espanhol ou na oferta de mais turmas para a língua espanhola nas escolas públicas, mas também no aumento da qualidade das aulas e da aprendizagem.
Para isso, essa pesquisa pretende mapear a presença da língua espanhola como disciplina curricular ou extracurricular ofertada por escolas públicas de ensino regular da Região Metropolitana de Florianópolis, além de levantar possíveis ações de expansão do idioma com vistas a atender a legislação vigente.

Grupo de Pesquisa: GP TEMA DIDÁTICO

Situação: Em andamento

 

Título: O campo de ensino-aprendizagem do Espanhol após o término do prazo de implantação da Lei 11.161 nos Estados de Santa Catarina e Paraná

A seguinte pesquisa tem como principal objetivo diagnosticar a implementação do ensino da língua espanhola nas escolas de ensino fundamental e/ou médio nos Estados de Santa Catarina e Paraná, após o fim do prazo de implantação da lei n. 11.161, de 5 de agosto de 2005. Para isso, pretende mapear a presença da língua espanhola como disciplina curricular ou extracurricular ofertada por escolas públicas de ensino regular, além de levantar possíveis ações de expansão do idioma com vistas a atender a legislação vigente. 

Grupo de Pesquisa: GP TEMA DIDÁTICO

Situação: Finalizado